Detran estará no Rock in Rio com ações educativas para o trânsito

Prefeitura monta esquema especial de trânsito durante os dias de festival

Começa nesta sexta-feira, 27, o maior festival de música do mundo, o Rock in Rio, que acontece até o dia 6 de outubro, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. No estande do Governo do Estado, localizado na Rock District, agentes de Educação no Trânsito do Detran vão convidar o público a participar de um game interativo, que simula situações do cotidiano das ruas, como acidentes e fatos inesperados, muitas vezes decorridos do som de celulares, inapropriados para utilização em trânsito. O jogo será uma junção de uma estação personalizada, com óculos 2D e headphone, criando uma sensação de imersão para o usuário. 

As secretarias de Turismo e Cultura também dividem com o Detran o estande do Governo do Estado, além de um equipe da Operação Lei Seca. No espaço, os agentes – que são cadeirantes e vítimas de acidentes provocados pela combinação de álcool e direção -, farão atividades interativas com o público utilizando óculos simulador de embriaguez, que altera a capacidade psicomotora. O público terá que fazer um circuito montado com cones e obstáculos e ao término realizar o teste do bafômetro. Eles aproveitarão o evento para reforçar a mensagem da Lei Seca: “Nunca Dirija Depois de Beber!”. 

Prefeitura monta esquema especial de trânsito durante os dias de festival

A Prefeitura do Rio de Janeiro preparou um esquema especial de serviços para atender o público que vai à Cidade do Rock para as apresentações do Rock in Rio, no Parque Olímpico, na Avenida Embaixador Abelardo Bueno, na Zona Oeste. Nos sete dias de eventos (27 e 29 de setembro e 3 e 6 de outubro), o trabalho contará com a participação do Centro de Operações Rio (COR), Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), CET-Rio, Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP), Guarda Municipal (GM), Vigilância Sanitária, Procon Carioca, Secretaria da Pessoa com Deficiência e Tecnologia (SMDT).

A integração das operações entre os órgãos será coordenada pelo COR, que pode acionar pronta resposta das equipes da Prefeitura para atuar em ocorrências e outras situações. A região do evento e adjacências será monitorada em tempo real, com apoio das 811 câmeras da prefeitura e outros equipamentos de videomonitoramento de parceiros. 

Caso haja impactos significativos na mobilidade, o COR pode ainda integrar ações da CET-Rio, Guarda Municipal e modais de transporte, para a realização de ajustes operacionais nas vias ou nos tempos dos sinais de trânsito. 

A Secretaria Municipal de Transportes e a CET-Rio montaram um esquema especial de trânsito. Para atender o evento será implantado esquema especial de tráfego nos bairros da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá.

Deve ser evitada a circulação nas vias no entorno do evento, principalmente Av. Abelardo Bueno, Estr. dos Bandeirantes e Av. Salvador Allende. Não haverá local destinado a estacionamento no entorno do evento. 

A Prefeitura recomenda a utilização do transporte público, principalmente BRT, Metrô e suas integrações. Moradores da área bloqueada no entorno do evento devem estar com o adesivo de passe-livre fixado no para-brisa do veículo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s