Prainha, no Rio, recupera o certificado Bandeira Azul

Nenhuma outra praia da cidade do Rio tem a certificação

A Prainha, na zona oeste do Rio, voltou a conseguir o certificado de Praia Bandeira Azul. É a única praia do município do Rio a ter a certificação. Um júri internacional responsável por atestar a qualidade de praias, marinas e embarcações de turismo ao redor do mundo, reunido em Copenhagen, na Dinamarca, aprovou o título.

A coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul, Leana Bernardi, encaminhou ofício à prefeitura do Rio, informando a concessão do certificado para 2019/2020. A prefeitura do Rio tem prazo até 15 de dezembro para hastear a Bandeira Azul na Prainha.

A certificação de Praia Bandeira Azul é concedida mediante exame de 34 critérios pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE), avaliados em duas etapas, por um júri nacional e uma banca de especialistas internacionais.

Os critérios avaliados pela fundação para a certificação estão divididos em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, segurança, e educação ambiental. Todos os temas devem convergir para um ponto comum: a sustentabilidade. As exigências mínimas são de que a praia apresente areia e mar limpos, um programa de cuidados com o meio ambiente, controle de construção de edificações no entorno e equipamentos para garantir a acessibilidade.

A Prainha é a única praia certificada do Rio desde a temporada de 2010. Perdeu a chancela apenas no final do ano passado porque o Rio perdeu o prazo para apresentação dos registros de qualidade da água, feitos pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A Fundação para a Educação Ambiental aprovou o certificado de Praia Bandeira Azul para 14 praias no Brasil. No estado do Rio, além da Prainha, a Praia do Peró, em Cabo Frio, ganhou a qualificação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s