‘Vista grossa’ de Rodrigo Neves matou ciclista, diz Pedal Sonoro

Coletivo aponta que os perigos do trecho onde vítima morreu já haviam sido avisados ao prefeito em 2014, mas nada foi feito para solucionar o problema

Na última semana um ciclista de 33 morreu ao cruzar a Avenida Marquês de Paraná, no Centro da Cidade de Niterói, e isso reacendeu uma antiga discussão na cidade: a qualidade das ciclovias e ciclofaixas da cidade em relação à segurança oferecida aos usuários.

O coletivo Pedal Sonoro, que promove a bicicleta como meio de transporte viável para a cidade de Niterói, aponta a inércia do prefeito Rodrigo Neves de ter causado mais essa morte no trânsito.

De acordo com uma publicação na página do coletivo, na campanha eleitoral de 2012, o então candidato prometeu investir na promoção da utilização da bicicleta na cidade através de uma cartilha que prometia que “Niterói terá uma malha de ciclovias inteligente e interligada, com traçado eficiente e normas de segurança internacionais”.

Ao ser eleito, sua gestão realmente implantou diversas ciclofaixas e isso resolveu parte do problema dentro dos bairros. A prefeitura passou a incentivar as pessoas a usarem a bicicleta como meio de transporte para pequenos descolamentos.

Contudo o Pedal Sonoro chama atenção para a falta de conexão entre as faixas cicláveis construídas dentro dos bairros. O coletivo afirma desde 2014 o problema havia sido identificado e dezenas de acidentes já foram registrados nesses anos.

Uma audiência pública chegou a ser feita em 2015 para resolver a questão na Câmara Municipal. A solução foi uma ciclofaixa provisória, que logo foi abandonada, mas retomada na campanha de reeleição em 2016 e novamente abandonada.

Cinco anos depois do problema identificado a primeira morte ocorre no local onde todos, inclusive Rodrigo Neves, sabiam que isso poderia acontecer. Com isso o Pedal Sonoro afirma que o que ocorreu não foi uma “fatalidade”, ou um “caso isolado”. Mas sim uma tragédia anunciada.

Confira a nota do Pedal Sonoro na íntegra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s