Apesar do corte de verbas, universidades públicas mantém qualidade de ensino

UFF se destaca no Enade e tem quase 90% dos cursos entre as qualificações ótimo e muito bom

Os resultados do Enade 2018 foram divulgados na última sexta-feira, dia 4 de outubro, e a Universidade Federal Fluminense tem motivos de sobra para comemorar. Oitenta e oito por cento dos nossos cursos de graduação receberam conceito 4 (44%), equivalente a “muito bom”, e 5 (44%), equivalente a “ótimo”. As notas são distribuídas numa escala de 1 a 5, sendo 1 o menor e 5 o maior. Em 2015, tínhamos dezoito por cento dos cursos com conceito 5; cinquenta por cento dos cursos com conceito 4, o que demonstra a significativa evolução dos resultados obtidos pela UFF nos últimos quatro anos.

Segundo o reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, este é um resultado do esforço e trabalho dos próprios estudantes junto a seus professores. “A gestão tem articulado ações e dado uma atenção especial aos indicadores que refletem nossa qualidade à sociedade, como por meio da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), além de conversas com os cursos e reuniões institucionais, todas orientadas para mostrarmos a nossa excelência e quem realmente somos”, ressalta.

No Enade 2018, foram avaliados em todo o país cursos de Bacharelado em Ciências Sociais Aplicadas e áreas afins, Ciências Humanas e áreas afins que não tenham cursos também avaliados no âmbito das licenciaturas e cursos superiores de tecnologia nas áreas de Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.

Dentre os dez melhores do Brasil de cada área estão os cursos de Bacharelado em Turismo (Niterói) e Bacharelado em Administração Pública presencial (Volta Redonda), que foram os terceiros melhores em suas respectivas áreas de avaliação.

A UFF, através da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) implementa políticas e diretrizes visando o sucesso acadêmico, para que seus cursos de graduação possam prosseguir em processo de permanente avaliação das condições de oferta e melhoria contínua no caminho da excelência. “O resultado Enade demonstra a importância da universidade pública, gratuita, de qualidade e referenciada socialmente. O excelente desempenho da UFF nesta e em outras avaliações, contou com a parceria da Prograd e da Comissão Própria de Avaliação da UFF que, de forma articulada, criaram um ambiente de valorização e integração das ações relacionadas aos processos avaliativos da universidade, tanto internos quanto externos, junto à comunidade acadêmica. Termos 88% dos cursos avaliados com conceito muito bom e ótimo demonstra nosso compromisso com o sucesso acadêmico e responsabilidade com a sociedade que nos financia por meio de seus impostos”, afirma a pró-reitora de graduação, Alexandra Anastacio Monteiro Silva.

Os resultados dos cursos de graduação nas avaliações realizadas pelo MEC no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) brindam o esforço da comunidade acadêmica da UFF, uma das maiores universidades do país, na sua missão institucional de promover, de forma integrada, a produção e difusão do conhecimento científico, tecnológico, artístico e cultural, e a formação de um cidadão imbuído de valores éticos que, com competência técnica, contribua para o desenvolvimento autossustentado do Brasil, com responsabilidade social. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s