Queda de braço entre Lamsa e Crivella longe do fim

Prefeitura do Rio de Janeiro entrou com recurso no TJ contra a concessionária

A Procuradoria Geral do Município (PGM) entrou, nesta segunda-feira (11 de novembro) com pedido de suspensão à execução da liminar que impede o cumprimento da Lei Complementar 213/2019. A lei foi aprovada por unanimidade pela Câmara dos Vereadores e estabelece a encampação da Linha Amarela.

No pedido de suspensão da liminar, a PGM afirma que a medida causa grave lesão à economia pública ao prejudicar os usuários, que pagam pedágios elevados, e ao favorecer a concessionária, cujo enriquecimento ilícito aumenta de forma exponencial. Causa também lesão à ordem pública ao impedir o Poder Executivo de executar a encampação, autorizada por lei plenamente em vigor.

Informa ainda ao Tribunal que a concessionária, chamada a se defender em processo administrativo de 2018, recusou-se a apresentar documentos para comprovar os gastos nas obras, o que demonstra forte indício de fraude e superfaturamento. O mesmo acontece nos processos judiciais: até o momento, a LAMSA não apresentou ao juízo recibos e notas fiscais que demonstrem os gastos que diz ter efetuado.

Auditorias feitas pela Prefeitura demonstram que a concessionária causou prejuízos de R$ 1,6 bilhão à população do Rio de Janeiro. A PGM afirma, ainda, que o valor de mercado da LAMSA não chega a R$ 150 milhões, insuficiente para ressarcir a população dos prejuízos causados. Assim, só resta ao Município encampar a concessionária.

O pedido apresentado ao Tribunal de Justiça afirma ainda que a liminar em vigor beneficia empresa envolvida em denúncias de corrupção, investigada pelas Operações Sépsis e Greenfield, derivações da Operação Lava-Jato, tendo sido informado o recebimento de um real de propina por metro quadrado de asfalto colocado quando da execução das obras do 11º Termo Aditivo, além de pagamento de propina na formação da LAMSA, conforme delação premiada do ex Vice Presidente da Caixa Econômica, Fábio Cleto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s