Uerj inaugura primeiro navio oceanográfico universitário do Rio de Janeiro

Com 30,5 metros de comprimento e 7,8 metros de largura, o navio Prof. Luiz Carlos ultrapassa 250 toneladas

O dia 28 de janeiro de 2020 entra para a história da Uerj. Com a inauguração do navio oceanográfico Prof. Luiz Carlos, na Marina da Glória, a Universidade desponta como a primeira instituição de ensino superior do Estado a possuir uma embarcação deste porte, destinada ao desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão nas mais variadas áreas de conhecimento.

Com 30,5 metros de comprimento e 7,8 metros de largura, o navio Prof. Luiz Carlos ultrapassa 250 toneladas, tem capacidade para navegar com 30 pessoas, bem como autonomia para permanecer até 15 dias no mar.

“Agora, o estudo do mar em nosso estado alcança outro patamar. Um navio como este significa, para a Faculdade de Oceanografia, além dos demais cursos que estudam o oceano e áreas costeiras, o mesmo que o Hospital Universitário representa para o curso de Medicina. Este laboratório flutuante beneficiará não só as nossas pesquisas como as de outras instituições do Rio de Janeiro”, destacou o reitor da Uerj, Ricardo Lodi Ribeiro, presente à cerimônia de inauguração. Ele agradeceu, ainda, a dedicação de todos os envolvidos na concretização do navio, que levou seis anos em construção, passando pelos momentos críticos da crise econômica fluminense e, consequentemente, da Universidade. Em especial, reconheceu o empenho dos ex-reitores Ricardo Vieiralves e Ruy Garcia Marques, e das instituições patrocinadoras, além de destacar o diretor da Faculdade de Oceanografia, professor Marcos Bastos Pereira, e o professor Alexandre de Freitas Azevedo, “responsáveis por esse sonho”.

Muito emocionado, Marcos Bastos lembrou os anos de luta: “Celebramos a maior conquista da história da Faculdade de Oceanografia da Uerj. São anos de sonhos que se concretizam hoje”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s